quarta-feira, 9 de março de 2011

Libertando-se do medo...


O medo está aumentando no mundo inteiro. As economias das nações estão se desintegrando. Nós somos testemunhas oculares das palavras de Jesus: "...sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade... homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo, pois os poderes dos céus serão abalados." (Lucas 21:25-26).

Cristo está nos advertindo: "Sem confiança em Mim, multidão de pessoas irão literalmente morrer de medo!". • Medo das incertezas • Medo das doenças • Medo dos acidentes • Medo do dia de amanhã... Para nós, seguidores de Jesus, que acreditamos nas promessas protetoras de Deus aos Seus filhos, há uma libertação gloriosa de

TODO O MEDO. De fato, todos aqueles que estão sob o domínio de Cristo, jamais temerão se SIMPLESMENTE se agarrarem ao seguinte segredo:

Há verdadeira libertação do medo quando nos entregamos TOTALMENTE nas mãos de Deus. Entregar nossas vidas aos cuidados de Deus é um ato de fé. Significa colocar nossas vidas sem reservas aos Seus cuidados e sob o poder, sabedoria e misericórdia de Deus. Quando fazemos isto, Deus promete cuidar de nós, nos alimentar, nos vestir, nos abrigar e guardar-nos do mal. Deus tem: • autoridade • sabedoria • boa-vontade • e amor para proteger o Seu povo amado. Quando colocamos a nossa vida nas mãos de alguém, TEMOS que saber que esta pessoa TEM O PODER para nos guardar de todos os perigos, ameaças e violências. Se não tivermos esta certeza, nossa confiança será inútil. Colocando isto de uma maneira simples de entender: Nosso Deus, TEM que ter SABEDORIA E AUTORIDADE para nos guardar através das crises e dificuldades. Se conhecemos a Deus como o Senhor TODO-PODEROSO, infinitamente sábio, temos que reconhecer que Ele é suficientemente capaz para nos guardar e proteger. Vamos declarar: II Timóteo 1:12: porque eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." Quando uma crise vem sobre a nossa vida podemos escolher: • entregar nossas vidas nas mãos de Deus... ou • nos encolher de medo ficando sem saber o que fazer. Nossa paz e confiança dependem de nossa submissão a Deus, não importa a circunstância. Salmo 37:4 - "Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração." Como agradar ao Senhor? "Sem fé é impossível agradar a Deus." Hebreus 11:6. Nos mementos difíceis temos que exercitar a nossa fé nas promessas de Deus:
• Eis que eu sou contigo todos os dias da sua vida.
• Mil cairão ao teu lado, dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido.
• O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.

Se você entregou a sua vida TOTALMENTE nas mãos de Deus, então será CAPAZ de suportar todo e qualquer sofrimento. Não importa a calamidade que venha sobre você, você sabe que não é um condenação de Deus sobre a sua vida, mas que VOCÊ É BARRO nas mãos do oleiro, do Pai. Ele quer que atravessemos o nosso dia-a-dia sem medo ou ansiedade, confiando a nossa vida TOTALMENTE ao Seu cuidado. Quanto mais submissos ficarmos, sabendo que estamos aos cuidados e proteção de Deus, mais indiferentes ficaremos com as condições ao nosso redor. Se nos entregamos verdadeiramente ao Senhor, não vamos ficar imaginando como será o dia de amanhã; • Não ficaremos assustados com as notícias horrorosas da T.V. • Não ficaremos oprimidos pensando nos dias e horas seguintes.

Porque entregamos a nossa vida, a nossa família, e o nosso futuro nas mãos seguras e amorosas de Deus. Se formos pensar nas ovelhas seguindo o pastor, não poderemos imaginar que elas estão preocupadas ou ansiosas. Na verdade, elas estão seguindo o pastor em submissão. Igualmente nós. Somos ovelhas de Jesus Cristo. Seguimos os Seus passos. Ele é o nosso Grande Pastor. Por que nos preocupar? Porque nos inquietar com o futuro? Ele sabe nos proteger, porque Ele nos conduz em amor. Nossa entrega a Deus tem que ser incondicional. Não pode haver restrições, ou imposições na nossa entrega a Deus. TEMOS QUE DEIXAR TODO O CONTROLE NAS SUAS MÃOS. É fácil dizermos: Que a vontade de Deus seja feita... que confiamos plenamente no Senhor... Isto não é suficiente. Temos que provar isto inúmeras vezes em nossas vidas, em várias circunstâncias, nas coisas corriqueiras do nosso dia-a-dia. Deus não aceita a nossa entrega pela metade. Ele quer o nosso TUDO. Quando nos entregamos completamente nas mãos de Deus, • Submetemos todos os nossos pensamentos • Todos os nossos comportamentos • Toda a nossa vontade • E concordamos com a Sua sabedoria e Sua verdade. A entrega tem que ser diária e contínua. Não pode ser feita de uma só vez. Muitas vezes dizemos: eu entrego... eu confio... eu renuncio, somente depois que vimos que não havia outra solução para o problema. A verdadeira renúncia, que agrada a Deus, é aquela que é feita de livre e espontânea vontade, quando ainda não sabíamos o que iria nos acontecer. Não podemos nos iludir com nossas falsas submissões em tempos de aflição, nem por uma falsa obediência. O salmista nos diz que devemos confiar em Deus em todos os momentos, mas a nossa carne deseja manter o controle sobre a nossa vida. A nossa carne tenta nos convencer a todo instante que podemos nos manter pelo nosso próprio esforço. E, assim quando resolvemos nos entregar totalmente a Deus, a nossa carne, o nosso EU, se levanta e vemos que o nosso coração deseja obedecer a nossa carne e não a Deus.

Ser dependente de Deus é uma das coisas mais difíceis que nós cristãos temos que fazer. A entrega total a Deus é uma tarefa impossível. Ela só pode ser feita pela fé. Mas, temos que saber de uma coisa. Assim que fizermos esta renúncia de nossa vida, entregando TUDO, sem reservas, ao Senhor, nenhuma dificuldade PODE PREVALECER sobre nós. A FÉ em nosso Pastor nos sustentará, alma e corpo, através de todas as dificuldades, desânimos e impossibilidades naturais. Temos que estar cientes de que assim que fizermos este compromisso,  nós acionamos um alto alarme no inferno. Logo que um cristão submisso entrega a sua vida ao Senhor, Satanás se levanta com furor, para se opor. Neste mundo existes dois reinos: o de Deus e o de Satanás. No instante que entregamos TUDO a Deus, o inimigo de nossas almas, erguerá situações amedrontadoras diante de nós, para nos levar a incredulidade. Ele vai trazer dúvidas e medos que nunca tinham aparecido antes. Ele quer nos afastar das promessas de Deus que nos diz que nos protege e nos guarda SEMPRE. Satanás fará qualquer coisa para nos manter longe de Jesus. Todos aqueles que se comprometem a seguir a Jesus, de coração, experimentam este tipo de tentação.

O medo virá inevitavelmente sobre nós quando a tempestade chegar. Em tempos de dificuldade só há uma resposta: "O justo viverá pela fé." Hebreus 10:38. Só há um esconderijo contra o vento, só há um refúgio contra a tempestade. É Jesus Cristo o Senhor ! ! ! • Ele é um ribeiro em lugares secos. • É a sombra de uma grande rocha em uma terra sedenta. Não conhecemos nenhum lugar seguro, nenhum livramento para as provações e aflições, que não seja Jesus o nosso refúgio. Não podemos ficar vendo só perigos por todos os lados, incluindo o diabo e os seus principados que querem sufocar a nossa fé. Mas, podemos ver que estamos cercados pela proteção ardente de anjos, e de um Deus que irá cuidar de nós em toda a adversidade. Agora deixe-me perguntar-lhe algo: Você quer enfrentar a próxima dificuldade com calma, confiança e em paz espiritual? ENTÃO... MORRA HOJE para todos os seus próprios caminhos, para os seus próprios meios de sobrevivência e entregue a guarda TOTAL de sua vida aos cuidados de Deus. Ele é o nosso Bom Pastor e fielmente cuidará de nós em TUDO. Amém!!!

                                                                                                                                   
                                                                                                                                                      Autora: Célia Maria Pacheco Pernica

Quem procura Deus, acha seu irmão!

Você precisa de Deus ou se acha auto-suficiente? Uma palavra positiva acompanhado de esforço para uma vida produtiva vale muito ou pode valer apena por dias, porem não é o bastante para trazer-lhe paz para garantir sua segurança. Não somos perfeitos, precisamos de algo maior, alguém maior... Deus. Mas, se você é cristão e acha que seu esforço pode garantir sua eternidade de paz e achar que essa depende de perfeição, você está definitivamente equivocado. Imagine se uma pessoa que está vindo a Cristo agora com sua auto-estima destruída, entra na igreja e encontra unicamente pessoas perfeitinhas; O que seria dela?
É para os que se consideram doentes e imperfeitos que Jesus veio pregar o Evagelho de Boas Novas, ele veio para os que se encontram tristes, oprimidos no espirito, cativos, cansados e sobrecarregados de sofrimento. Isaias 61 e Mateus 11.28.

Evangelho é unidade e companheirismo com o próximo, é andar junto no Caminho, é como se colar o pedaço que falta em alguém, é ser braço de quem precisa de um ombro amigo ou de uma mão que o ajude a se levantar.É ser olho de quem perdão da visão do caminho ou perna de quem perdeu uma perna na luta da vida. É ser coração de quem morrendo por dentro, teve seu coração transformado em pedra pelas amarguras que sofreu na vida. Se você se acha perfeito(a) ainda não entendeu o que é o Evangelho e para quem ele foi dado! O Evangelho é para você e pra mim que precisamos uns dos outros e para salvação de todo aquele que crer.

Nossos corpos têm muitos membros, porém esses muitos membros formaram um só corpo quando são todos postos juntos. Assim acontece com o "corpo" de Cristo. 1.Co.12.12 Todo ser humano faz parte de outro e todos formam um corpo espiritual, por isso que Jesus nos manda amar o próximo como nós mesmo. Mas não são todos que entendem assim. Por exemplo: quem de nós teria prazer em amputar uma perna ou outra parte que seja de nosso corpo? Se apenas uma unha está encravada isso nos incomoda o bastante para cuidarmos dela.

Certa vez, estava lendo sobre o “Corpo de Cristo” e tive uma visão em meu espírito de uma mulher que se descabelava por completo, se mordia e se auto-motilava, e fiquei assustada e perguntei ao Espírito Santo: Qual o significado daquela visão? Ele me respondeu: É assim que se comporta o Corpo de Cristo, como uma virgem louca que flagela seu próprio corpo. Entendi então o que o apostolo Paulo queria que entendêssemos quando disse que precisávamos um do outro porque somos membros de um só corpo. E por muitas vezes não entendemos que quando deixamos a: divisão, a contenda, o ciúme e a competição tomar lugar na igreja que é corpo de Cristo, na verdade estamos nos comportando como a Mulher louca da visão. Se levássemos a sério verdadeiramente uma vida com propósito, na família, por exemplo: se os pais vissem que o filho que está envolvido nas drogas e que lhe parece um problema, mas, que na verdade só precisa de cuidados, orientação e amor, se entendessem que este filho é membro de seu corpo, não pensaria em abandoná-lo ou colocá-lo pra fora de casa mas o amaria com todas as suas forças e não desistiria de ver este filho totalmente restaurado. Ou se o esposo tivesse sua esposa como uma só carne com ele, entendendo que ela é parte de seu corpo mais frágil, não iria nunca agredi-la porque ninguém em seu juízo normal violentaria a si próprio. Isto também serve para todas as nossas áreas que nos diz respeito à vida. Amados, não amemos só de palavras, mas busquemos o pleno conhecimento do amor que está em Cristo, foi ele quem nos ensinou todas essas coisas. Temos corpos diferentes e singulares, mas fazemos parte de um só corpo espiritual por isso que temos sentimentos em relação a outras pessoas, os sentimentos nos mostram que existe um elo entre as pessoas sejam qual for o sentimento. É por isso que muitos estão fracos e doentes no Corpo de Cristo e não são poucos os que dormem, por não discernirem o Corpo. 1. Cor. 11.30

Pense nisso!

Confiança no Senhor!

“... Esforçai-vos e animai-vos, não temais, nem vos espanteis diante deles, porque o Senhor, vosso Deus é convosco, não vos deixara nem vos desamparará. Dt 31.6.”

No nosso dia-a-dia, enfrentamos muitas coisas que vão enfraquecendo-nos espiritualmente, e raramente percebemos que isto está acontecendo, ficando assim vulnerável aos ataques do inimigo de nossas almas.

É comum muitas vezes, passarmos por momentos em nossa vidas, que ao olharmos para nós mesmos, e percebermos um vazio, uma necessidade de algo que não sabemos o que é, não vemos nenhuma saída, não vemos nada que possa nos levar para algum lugar, e nem mesmo um alivio para as nossas ansiedades.

A correria da vida diária, nos faz tirar nossos olhos do foco principal, Jesus Cristo, e quando vemos, já ouve o tão falado, esfriamento espiritual.
Perdemos muitas vezes, a total vontade de reagirmos a essas aflições da vida, e a confiança que tínhamos em Deus, derrepente desaparece dando lugar ao medo, ansiedade, fraqueza, etc...
Nossa vontade muitas vezes é aquela de ficarmos quietos num “canto” vendo tudo acontecer, é quando nos deparamos numa situação que todo cristão deveria passar, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus até à Sua Palavra e o próprio Deus nos mostra o verdadeiro refrigério para nossas almas.
Deus através da Tua infinita misericórdia (Lm 3.22), nos leva em uma rica e maravilhosa viagem pela Tua palavra, para então nos mostrar que Ele está conosco para sempre (Jo 14.16).O texto acima citado, Dt 31.6, dá-nos uma grande promessa para as nossas vidas. Deus está conosco, não nos deixará e também não nos desamparará, mas para isso existem algumas condições colocadas pelo Senhor, que o versículo nos propõem  para analisar –mos. Vejamos quais são:
Primeira condição
  • Esforçai-vos
Muitas vezes, achamos nossa condição cômoda demais, e queremos que tudo caia do céu, ou seja, não queremos nos esforçar, queremos tudo de “mão beijada”, tudo fácil, mas vemos que as coisas não são fáceis assim temos que lutar para conseguirmos alguma coisa, imaginamos uma situação, já pensou se José do Egito não tivesse se esforçado quando seus irmãos o venderam, se ele tivesse desistido, sua linda historia não teria sido escrita. O esforço de José junto com sua fé e amor por Deus, foi o que o fizeram vencer. Referência: – Dn 11.32, Js 10.25, Js 1.6-7
Segunda condição
  • Animai-vos
Quando estamos passando por lutas, ah é um verdadeiro “Deus nos acuda”. É raro olharmos para um irmão que esta passando por lutas e ele esteja jubiloso, muitas vezes, seu semblante esta abatido, e seu animo já era. Vejamos então Js 10.25, que nos fala que é Deus quem está a frente do nosso combate, mas para isso, temos que ter ânimos, vontade, desejo para que isso aconteça. Referência: Mt 14.27, At 27.22, At 28.15
Terceira condição
  • Não Temais
O medo nos afugenta, quando nos deparamos com uma situação que nos causa medo, temor, ficamos parados, com uma tendência muito grande de voltar, de recuar. Um exemplo bem claro disso, foi quando Elias, após ter matado os profetas de Baal, ficou amedrontado por causa de Jezabel, e chegou ate a se esconder. O próprio Deus tratou com ele, mostrando que tinha algo mais para com a vida de Elias, e que ele não podia ficar ali. (1 Re 19).
Temos que ter outra reação, reagir de uma outra forma. Ao olharmos o grande exemplo na Bíblia, Daniel. Imaginemos que ao ser decretada a sentença de que ele seria “jogado” na cova dos leões, a cena de Daniel gritando, correndo ou ate mesmo em silencio, mas com um grande medo invadindo o seu coração. Mas não foi isso que aconteceu, quando Daniel ficou sabendo que ele iria para a cova dos leões, ele “apenas” orou a Deus. Com certeza, Daniel ficou apreensivo, mas não deixou o medo tomar conta de sua alma, (2 Co 7.5) antes disso, confiou no Senhor. Referência: Is 41.10
Quarta condição
  • Não Espantais-vos
Quando analisamos a palavra espantais-vos, logo imaginamos algo com que depararemos e nos trará espanto, nos assustará. Nosso Deus é maravilhosamente incrível, Ele já nos pede para não nos espantarmos, pois, Ele vai agir com grande poder e grande gloria em favor das nossas vidas, ou seja, ele ira fazer um grande milagre, e será tão grande, que até mesmo, nós que somos Teus filhos, que andamos com Ele (Jö 42.5), ficaremos espantados.
Quem já não teve a experiência de pedir algo ao Senhor, e quando Ele nos dá, dizemos: “ – ah, eu não acredito que Deus me deu...”, nos espantamos e acabamos em novamente colocar duvidas no mover de Deus. Por isso, não podemos nos espantar com o agir de Deus.
Quando Moises nomeou Josué para ser seu sucessor (Dt 31.1-8), uma das palavras que ele próprio disse para que Josué foi que não se espantasse.
Imaginemos a cena, Deus manda Moises levantar a sua vara, estender a sua mão sobre o mar e fendê-lo para que o povo de Deus atravessa-se o mar, e ainda por cima com os pés secos (Ex 14.15-16), já pensou se Moises ao ver o mar se abrindo se espantasse, talvez ele estaria correndo ate hoje de medo, mas ele sabia o Deus que ele cria, e sabia que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pensamos ou pedimos (Ef 3.20). Referência: Js 1.9, Sl 27.1, Jr 1.8
Sei que já ouvimos a frase “temos que tirar nossos olhos das dificuldades”, inúmeras vezes em nossos cultos e reuniões, mas temos que aprender a ouvir, crer e colocar em pratica essa realidade, Deus não trabalha em meio às nossas duvidas. Se quisermos ver a Sua gloria temos que acreditar, e para acreditar temos que nos esforçar, nos animar, não podemos temer e nem muito menos nos espantar. É difícil as vezes o próprio Jesus disse que não seria fácil (Mc 6.50), mas também  não quer dizer que será impossível. Deus não nos tira da porta da fornalha ardente, Ele nos tira de dentro da fornalha (Dn 3.26), Deus não nos livra da cova dos leões, mas faz calar a boca dos leões (Dn 6.22), temos que crer que se o mar não se abrir, Deus nos fará passar por sobre as águas. A palavra que temos que compreender é “confiança”. Confiar em Deus é não olhar para os problemas e tribulações, é saber que embora a dificuldade seja grande, nosso Deus é infinitamente maior. As lutas da vida não podem encher nosso coração de medo. Muitas vezes caímos desfalecidos, preocupados de como será o amanhã, mas o amanhã não cabe a nós resolver, basta a cada dia o seu próprio mal (Mt 6.34).
Paulo, foi um grande homem, que passou por grandes lutas e nos deixou grandes exemplos. Ele mesmo declarou, que tinha aprendido a conviver com a abundancia e com a dificuldade, com a fartura e com a fome, pois ele sabia que podia todas as coisas em Jesus que o fortalecia (Fp 4.13). Imagine uma pessoa deficiente visual, ela tem que confiar na pessoa que esta guiando-a, pois de outra forma, ela não poderá caminhar, comer, etc.Quando entramos num ônibus, raramente conhecemos o motorista, e ainda assim, quando o conhecemos não muda o quadro, temos que confiar, pois é ele que “está” no comando do veiculo. Confiança em Deus, é isso, saber que Ele esta sempre próximo de nós, é acreditar que ele não nos desamparará, a não ser que não venhamos querer estar com Ele, pois sabemos que Deus só tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele.
Confiança é isso, compromisso com Deus. Saber que existe um grande Deus no controle de nossas vidas, e que nada de mal nos acontecerá!
“Vale a pena confiar em Deus! Deus é o nosso grande e maravilhoso Pai de amo!”
"Os que confiam no Senhor, serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre Sl 125.1”
 


Everson Piva.