quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VOCÊ SABIA?

  • CURIOSIDADES


Porque os gatos caem sempre de pé ?

Isso ocorre, porque a transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, os ouvidos os músculos e as articulações do gato ocorre tão rapidamente que faz com que o animal tenha um grande equilíbrio. Porém, para que ele caia em pé, é necessário que a queda lhe dê tempo suficiente para retomar o equilíbrio.
Quando o gato cai, os olhos e os ouvidos enviam ao cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinha o corpo do animal. "Isso tudo acontece em frações de segundo e o gato chega ao solo com as patas para baixo, pronto para absorver o impacto", disse a veterinária Marcia Lima de Oliveira.
Segundo a veterinária, a elasticidade dos ossos dos gatos é apenas 1/10 menor do que a da borracha. Por isso se um gato cair do 10° andar de um prédio, tem 90% de chance de sobreviver. Nos humanos, essa taxa vai para 10%.




Porque rimos em momentos errados?




Cena comum em um velório é a seguinte: as pessoas reunidas em volta do morto, alguns choram, outros já choraram, e vem um gaiato e conta uma piada. Apesar de ser o momento mais triste da vida da família, mesmo os mais próximos do falecido são capazes de dar risada.
Não é porque a piada é fantástica. Muito menos por desrespeito ao momento. Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa."Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.
Segundo Dânia, frente a um clima pesado o cérebro tenta abrir uma brecha, rapidinho, na experiência que está sendo ruim, e substituí-la por uma lembrança boa. Na verdade, fazemos isso a toda hora, porque a realidade costuma ser difícil - é o famoso rir para não chorar.
A psiquiatra lembra que substituir a verdade por uma ilusão de humor, para aliviar momentâneamente, não quer dizer que se perde a noção da realidade. "Isso também é a uma técnica usada para se preparar adequadamente para lidar com a dor. É uma saída sadia e madura", define.
Portanto, dar uma gargalhada em meio a uma briga, um momento de tensão ou até um velório é perfeitamente normal - mas talvez, no caso do velório, seja mais polido sair um pouco da "capela" quando a vontade de rir for incontrolável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥♥ Obrigada por comentar ♥♥